sábado, 21 de janeiro de 2017

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Luiz Felipe Pondé)


O GUIA POLITICAMENTE INCORRETO da FILOSOFIA escrito pelo filosofo contestador Luiz Felipe Pondé, em sua ironia de sempre, desbrava a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos, como 
William Shakespeare, Nicolau Maquiavel, Friedrich Nietzsche, Nelson Rodrigues, Charles Darwin, entre outros, para desconstruir as ilusões criadas pela praga do POLITICAMENTE CORRETO.


O livro é dividido em 26 capítulos que em seus títulos descrevem um pouco do que será encontrado em seu texto; o primeiro capítulo, por exemplo, possui o seguinte título: "O politicamente incorreto e o general Patton". Não se trata de um livro muito longo, é possível lê-lo em uma tarde, possui apenas 223 páginas e uma escrita simples, sua edição também é muito bonita.


Pondé escolhe um tema e a partir dele expõe sua opinião tendo grandes pensadores como sustento para suas considerações. o autor ironiza os politicamente corretos, essas pessoas que dizem amar o mundo e as diferenças, mas que no fundo são segregadores com quem não concorda com suas opiniões, sendo assim, na visão de Pondé, falsos moralistas. 

Neste livro, Pondé aborda conceitos com uma escrita fluida e irônica, o autor nos faz rir e ao mesmo tempo faz duras críticas ao Politicamente Correto, imposta por nossa sociedade moderna, invocando para isso frases e pensamentos de diversas pessoas.Ele apresenta sua versão melancolia da humanidade e de seu futuro “medíocre”.

O livro é cheio de frases de impacto, pelo menos foi assim que eu me senti lendo. Colocadas ali meio que de propósito para explicar o próprio propósito do livro. Já no início o autor nos diz que não é fácil definir o politicamente correto, mas é fácil reconhecer quando ele está presente.

NOTA: 8

Cicero Durães

21/01/2017

0 comentários: