quarta-feira, 1 de março de 2017

Veyenor - A Vingança de Khaos (Marcelo Lacerda)


VEYENOR - A Vingança de Khaos seria mais um livro ao estilo SENHOR dos ÁNEIS? Na verdade sim, mas com uma diferença de ser ao mesmo tempo rico em seu universo, mas precisamente bem simples. Não foge do lugar comum de livros de fantasia, e tudo vai soar familiar, mas é interessante que mesmo com os clichês, consegue ser convidativo.


A diferença em relação a Terra Média de J. R. R. Tolkien é inverter algumas coisas. Ao invés de destruir um anel de poder, causador do mal, aqui é preciso juntar quatorze anéis para enfrentar a maldade de um poder corruptor na terra de Veyenor. 

A história acontece nas terras livres no mundo de Veyenor, um mundo criado por seres pelos Angélios que são cinco seres divinos responsáveis por popular o mundo com Elfos, Humanos, Magos, Fadas e Animorfs, sendo todas elas genuinamente boas e praticadores da justiça e do que é bom. Mas como toda a história que se preze nesse estilo surge entre esses 5 seres um que quer o poder apenas pra si, motivo então para surgir o mal.

Então o deus Dorumaga se torna o vilão dessa história para compor o seu poder a qualquer custo, mesmo que fosse necessário passar por cima dos outros deuses para isso. Então ele decide criar a "Malícia" que domina os seres causando a maldade. Dessa forma gerando inimigos perversos como Bruxos, Orcs, Bárbaros, Trolls, Kyarogs e Wagrants, seres repletos de maldade que espalham a desordem para o mundo.

Para impedir os avanços da Malícia em Veyenorn foi então construído uma muralha que dividiu Veyenor ao meio sendo Sul o Lado Claro e Norte o Lado Sombrio. Enraivecido por isso o deus do mal Dorumaga cria uma entidade maligna chamada KHAOS para lutar contra a bondade e dominar o Lado Claro.

Nessa guerra surge o personagem principal DÁRINUS DeGAARD o Rei dos humanos em Veyenor e mais habilidoso guerreiro do mundo; que quer combater a todo custo esse mal que assola as terras livres. Mas ele não estão sozinho nessa jornada, temos também.

SAYBIN , o Elfo de Prata criador dos Anéis Angélicos, é o ser mais sábio de Veyenor. 
TEOMOR, o Mago Branco mais poderoso daqueles tempos, (Gandalf?) 
LUFIA Maga Branca da Água, que tem poderes de cura. 
RHASTAN, um mestre Elfo de Bronze, um dos confiáveis conselheiros do Rei.  RAIDKI outro mago Branco da Luz, só que menos poderoso que o Teomor.
ZENNIR, o primeiro Cavaleiro de Luz de Veyenor e melhor amigo d o rei Dárinus. (Parece um paladino do livro Sagraerya de Sario Ferreira). 

Infelizmente não são apenas esses personagens aqui, tem muitos outros que aparecem no decorrer da narrativa,  se concentrasse numa construção melhor poderia favoritar um apego melhor para acompanhar a evolução desses personagens na falta de conflitos que ajuda nisso

O livro é um padrão bem conhecido dos jogos de RPG, que dão um gosto a mais na leitura. Acontecimentos bem detalhados e ambientação descritiva de maneira objetiva e sem enrolação, deixando o ponto alto para a aventura.

O autor Marcelo Lacerda usa os artifícios do J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling para compor o seu universo em poucas páginas, e com uma diagramação linda no seu livro com letras claras na leitura e com ilustrações que agregam mais a leitura do livro que mesmo não sendo original, trás na sua singularidade representações de um mundo incrível. Bem vindos a Veyenor!

NOTA: 6

PRÓS: Leitura simples e universo convidativo

CONTRAS: Personagens pouco desenvolvidos e clichês do gênero de fantasia


Cicero Durães

01/03/2017

0 comentários: