sexta-feira, 15 de julho de 2016

INTOCÁVEIS (2011)


INTOCÁVEIS conta a história de Phillppe, multimilionário tetraplégico que procura alguém que possa trabalhar como seu cuidador. Ele precisa de alguém para auxiliá-lo nas suas atividades rotineiras.  Dentre tantos candidatos, ele escolhe Driss, um senegalês que vive nos subúrbios de Paris e que acaba de cumprir uma pena de 6 meses de prisão, sem formação alguma para o cargo e dono de um temperamento forte e explosivo.


Amparado por essa premissa, num tema árido, que poderia se transformar num dramalhão, recebeu uma sensível abordagem. O diretor preferiu conduzir a trama num tom entre a comédia e drama e acertou em cheio. A mensagem é de que não existe preconceito racial e social que possa abalar uma verdadeira amizade, surgida da admiração. Sequências inesquecíveis do apego do milionário ao seu ajudante, a ponto de perder a alegria de viver quando este se vai, e a surpresa final, preparada no reencontro.


Um filme intenso que apresenta um drama bem humorado sem apelação. Trazendo dois sujeitos de universos completamente diferentes que se encontram e se acham um no mundo do outro. Resumindo a história em uma frase: Trata-se de dois amigos que mudam a vida um do outro sendo só eles mesmos. Não que o filme seja perfeito. Sua condução sim é perfeita, o timing cômico também, e as atuações são deslumbrantes e te fazem querer mais e mais desses maravilhosos personagens.

INTOCÁVEIS é sem dúvida, um filme para se assistir e que se bem analisado traz um ótima reflexão para nosso cotidiano. Mas o último ato revela sim uma certa fragilidade narrativa, que precisa ser analisada com cuidado. Não sei até que ponto o roteiro romantiza as próprias situações vividas pelos personagens, em comparação com o que de fato ocorreu a eles na história que inspirou o livro e, posteriormente, o filme.

NOTA: 9

PRÓS: Premissa interessante, momentos minimalistas

CONTRAS: Ato final um pouco forçado na parte intimista.




CICERO[N.C.S]
15/07/2016

0 comentários: