sexta-feira, 15 de julho de 2016

O Mistério da Estrela - Stardust (Neil Gaiman)


Eu sei, a sinopse parece o maior clichê do mundo, é verdade, mas o nome de Neil Gaiman me deixou curioso.

O livro conta a trajetória de Tristan em busca da estrela cadente que ele prometeu para sua amada em troca de sua mão, mas durante o caminho ele descobre que não é o único que quer a tal estrela. Príncipes competindo pelo trono, bruxas obcecadas por beleza, todos parecem querer algo dela. O outro lado da muralha se mostra mais complicado do que parecia. É tudo tão bizarro que é impossível parar de ler. 

Mas já vou avisando que, apesar de muitas coisas nele serem típicas de fantasia, este não é um conto de fadas comum - é mais para adultos. Sim, há algumas cenas de violência e sexo que eu não recomendaria para criancinhas. Mas não são muitas, o que me deixou confusa na hora de classificá-lo (Adulto? Jovem Adulto?).

Além disso Neil Gaiman não trata seus leitores como se eles precisassem da textura da grama da campina para poder entender o cenário. Ele descreve as pessoas, as paisagens, tudo de uma forma naturalmente diluída durante o decorrer da história, isso faz com que a leitura não seja cansativa e você devora o livro em pouco tempo - até porque ele só tem 280 páginas. 

Os personagens são bem construídos e cativantes, principalmente por não serem aqueles heróis e vilões extremamente exagerados em sua bondade/maldade. É tudo um jogo de desejo - a estrela, o reino, a beleza - e até onde os personagens vão para conseguirem o que querem.

Vocês devem conhecer o filme de mesmo nome - com Michelle Pfeiffer, Robert DeNiro, Claire Danes e um ainda inexperiente e desconhecido Ben Barnes. E o filme é fiel ao livro, apesar de suas inevitáveis modificações. Eu, gostei mais do livro, mas vejo muitos falando que gostaram mais do filme.


CICERO[N.C.S]
15/07/2016

0 comentários: