sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Angus - O Guerreiro de Deus (Orlando Paes Filho)


Vamos começar esta resenha com essa frase que é praticamente a linha mestra que rege este livro: 

"A fé é o pilar central das outras virtudes que são necessárias para um guerreiro vencer as batalhas."

Esse foi o primeiro livro que li do Orlando Paes Filho esperando sim, algo épico e com pitadas de ficção medieval. Só depois fui procurar saber que este é o terceiro da saga, por isso, tenho que frisar que eu possa ter começado errado. A história é bem amarrada o livro possui ilustrações maravilhosas que dão um ar cinematografico muito envolvente à história. (Não que eu precise disso para me aprofundar numa história, quando a pessoa sabe escrever bem).

Eu achei que o autor se apegou muito ao lado religioso, deixando de lado o bom andamento da estória. Conversei com algumas pessoas sobre o livro, e me disseram que o primeiro é bem melhor, e que eu devesse dar uma chance ao autor. Pode até ser que sim. Mas eu não achei tão ruim assim esse ANGUS - O Guerreiro de Deus. Apreciei no livro, não só pela linguagem envolvente, mas também pelas mostras da cultura do império romano do oriente, um linda parte da história medival, que estão envolvidas no texto. A história tem aquele tom glamouroso, dos romances de cavalaria.

Achei as discrições das batalhas poucas, e não fluem de maneira a me deixar empolgado, e o autor usa essas ilustrações para falta de dinamismo literário nesses momentos. Agora tem muitas discussões filosoficas e religiosas, nada contra, desde que seja bem dosado.  Tem momentos que o livro torna-se um pouco massante e difícil de acompanhar. Os personagens deveriam ser mais aprofundados para maior identidade e apego na leitura. Entendo que os diálogos são anacrônicos pelo contexto que a estória pede, mas parece que é muito esforço para colocar isso no papel. 
Seus guerreiros falam como padres tentando impressionar, e nem ao menos padres medievais. As vezes me lembrando o jeito prepotente do personagem Thor da Marvel falar. Cheio de firulas.

O livro é recomendado para quem gosta de produtos com temática medieval, e que mostram a superação para conseguir seguir em frente após uma grande derrota ou perda, demonstrando com palavras e imagens que devemos sempre confiar em algo maior nos momentos de desespero e fraqueza, pois sempre teremos de onde tirar forças para continuar em frente, mesmo parecendo impossível.


Angus MacLachlan precisará lembrar das virtudes que repousam no sangue de seus ancestrais e invocar, acima de tudo, a Justiça Divina, a fim de tornar-se um “Guerreiro de Deus”.

CICERO[N.C.S]
20/11/2015

0 comentários: