quarta-feira, 11 de novembro de 2015

HULK (2003)


HULK Shrek de Ang Lee


Um filme pesado na parte dramática, com as ótimas cenas de ação a chegarem muito tarde durante o filme. O Hulk de Ang Lee é o mais diferente filme do gênero de super-heróis, com excelentes atores e com uma estética e edição muito bem conseguidas, que infelizmente relegou as sequências de destruição - a marca característica do gigantesco herói da Marvel  para segundo plano.

Aliás, Ang Lee acertou em cheio na concepção estética do filme, aproximando-o da linguagem dos quadrinhos na montagem, nos detalhes dos enquadramentos e no uso constante do recurso de divisão da tela, como se estivéssemos diante de uma página de gibi. Os efeitos são bons e por vezes espetaculares, o tão discutido Hulk digital é incrivelmente detalhado em closes e possui boa integração, mas se movimenta de maneira leve demais para uma criatura desse tamanho e densidade. A animação acaba dando uma sensação de Cartoon e vai se tornar mais um item de reclamação aos que se desagradarem do filme.

Por esse fato Hulk resulta um filme desconcertante e assim como seu personagem, esquizofrênico. Sério, mas envolto em uma aura de personagens e situações caricatas o que, analisando mais a fundo, é exatamente o que existe na alma de toda história em quadrinhos de super-heróis! É uma história adulta em um ambiente fantasioso e absurdo, Ang Lee capturou isso na tela como nenhum diretor conseguiu até agora, o que foi ressaltado ainda mais por um tratamento visual extravagante que coloca inúmeras fusões e telas divididas dando ao filme a sensação de uma graphic-novel em movimento.
 

O problema mais grave do filme é o monstrão digital, que parece um Shrek marombado e saltitante, sem a graça e expressividade de seu “primo” verde. Até há uma cena ridícula de luta, quando ele se confronta com cães modificados geneticamente, mas é muito pouco para aquilo que deveria ser o principal chamariz do filme. A decepção é maior para quem era fã do seriado de TV e se lembra bem de Lou Ferrigno como o Hulk, muito mais simpático e real que esse Hulk da era digital. Embora Ferrigno faça uma brevíssima aparição no filme como um policial junto com Stan Lee, para os nostálgicos a melhor coisa a fazer é alugar o DVD com episódios do seriado, que está sendo lançado por esses dia.

NOTA: 6


CICERO[N.C.S]

11/11/2015

0 comentários: