domingo, 1 de novembro de 2015

Por Um Fio (Drauzio Varella)


"POR UM FIO" é um livro que fala da vida e das tantas faces que ela se mostra, com tantos acontecimentos, tantas histórias, cada universo único que é o humano e a luta por um fio de vida, ou pelo rompimento do fio de vida que atormenta. Ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Contando histórias reais, reflete sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares. 

O que mais me chamou a atenção foi o fato de, apesar de tratar de um tema tão delicado, como a morte, não recorre ou justifica os males como vontade divina. É um livro real. A moral da história é mais uma questão filosófica. A proximidade da morte leva todos a um estado de espírito completamente diferente de tudo o que já vivenciaram. Para muitas pessoas, as doentes ou as que as acompanham, este é um momento de redescoberta da própria vida, onde os valores são revistos.


Ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono. E Drauzio conta ainda episódios surpreendentes de mudança de vida, como se a visão da morte fosse quase uma libertação, um divisor de águas que confere novo sentido ao por vir.

O livro é triste, mas ao mesmo tempo vem com esperança. Esperança de que existem médicos que tocam no ponto certo da alma do paciente e de sua família. Um livro onde a morte está presente o tempo todo, porém, muito bem escrito, no qual ele discorre sobre as impactantes ocorrências diárias na vida de um médico oncologista, no caso, ele próprio. 


CICERO[N.C.S]
1º/11/2015

0 comentários: