domingo, 1 de maio de 2016

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (Leandro Narloch)



Todas as verdades convenientes da História do Brasil são comentadas neste livro. Todas as hipóteses de derrubar as verdades sobre os personagens da história brasileiras são postos à prova.
Desde os índios até os escritores renomados e tomados de tremenda sensibilidade, são contrariados por historiadores que buscam detalhes históricos sobre o passado.

Sempre querendo alfinetar o livro nos conta algumas poucas e boas sobre negros e índios e algumas curiosidades sobre alguns escritores famosos e clássicos. O capítulo sobre o samba é particularmente interessante. Segundo o autor, um Brasil nacionalista que adora sambra, feijoada e futebol foi sendo construído aos poucos.

Outro ponto de vista da história de alguns celebres personagens da história brasileira. Personagens idealizados pelo povo brasileiro, personagens heróicos, mudam totalmente de postura quando realmente conhecemos a história. Gosto dessa história de ir contra ao que dizem, de questionar se realmente é aquilo, se essa é a verdadeira história. E o livro faz exatamente isso!

Interessante é que Leandro levanta lebre de como de fato é a "história da História" no mundo: ela sempre é contada por quem "vence" e muitas vezes falsos nacionalismos escondem idéias-conceito até um pouco subversivas.

Sinceramente, esse é um livro que vale à pena ler. Mostra realidades nunca mostradas nos livros de ensino fundamental e médio. Nos faz repensar certos conceitos que nos são apresentados e que simplesmente tomamos como certos. Entretanto, é um pouco tendencioso. Mas basta saber filtrar o que se lê. 


CICERO[N.C.S]

05/08/2013

0 comentários: