domingo, 1 de maio de 2016

STAR WARS: episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999)



O filme tinha tudo pra ter potencial, mas errou. História fraca, chata e cansativa, diálogos entediantes. A coisa realmente boa nesse filme foi Qui-Gon Jinn, personagem de Liam Neeson e Darth Maul interpretado por Ray Parker. Não há muito o que se falar, pois falta conteúdo, para um filme que deveria servir de pilar para a franquia. Talvez se focassem mais na raiz da história de Anakin Skywalker e Obi Wan-Kenobi, e menos nesse conflito político desnecessário, o filme seria melhor.


Quando lançado em 1999, o filme foi considerado por fãs e crítica o mais fraco da franquia. De fato, muitos anos depois da sua estreia, a impressão continua a mesma. O longa começa com uma trama política que se estende mais que o necessário. Lucas perde muito tempo nessa questão e demora a ir ao que interessa: Os dois cavaleiros Jedi que, na tentativa de salvar a rainha Amidala (Natalie Portman), acabam caindo em um planeta inóspito onde encontram o jovem Anakin Skywalker, que como todos sabem, virá a se tornar o temido Darth Vader. Outro problema bem conhecido do longa é o “mala” do Jar Jar Binks, inserido na trama como alívio cômico, mas na verdade um fardo chato. 

Em termos de interpretações, Liam Neeson, Ewan McGregor estão muito bem, considerando o gênero, obviamente.  Coisas assim tornam a história, que poderia ser épica, em pouco mais do que uma aventura bem movimentada e visualmente delirante. Porque Liam Neeson, que cria o Jedi mais interessante de toda a saga. Dotado de um código de ética e bondade inabaláveis, Qui-Gon Jinn não hesita em desrespeitar os regulamentos da Ordem Jedi para fazer o que é certo, o que criará uma interessante rima com certos acontecimentos dos próximos filmes. Outro que faz um bom trabalho é Ian McDiarmid, cujo Senador Palpatine é um poço de dubiedade e carisma, sendo uma bênção que a participação do ator cresça tanto nos capítulos seguintes.

O problema do STAR WARS 1 é que filme fica rápido em certas cenas que poderiam ter sido mais exploradas e por outro lado temos cenas desnecessárias bem longas e grande exemplo, é quando apostam numa corrida de pod racer. Tudo bem o filme tem tem hombridade, resgata o espíríto da saga, tem poucas cenas para serem memoráveis e piadas bobas, poucos personagens bons e  alguns sofrivéis e ambientações são criativas.


NOTA: 6

PRÓ: Darth Maul e Quin Gon Jin

CONTRA: Jar Jar Binks



CICERO[N.C.S]
1º/05/2016

0 comentários: