sexta-feira, 20 de maio de 2016

STAR WARS: episódio 3 - A Vingança dos Sith


A REDENÇÃO de GEORGE LUCAS!!!

O filme inicia de maneira agitada, algo que os outros demoravam incansavelmente para acontecer. As sequências de viagens espaciais e de batalhas intergalácticas são compostas de diversos momentos de tensão e de aventura estilo sessão da tarde. Logo após, o desenvolvimento de personagens prevalece e o roteiro consegue agir de maneira mais coesa e simples ao crescer a mitologia de Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker, e esquecendo a existência de outros personagens coadjuvantes desnecessários.


Conforme o filme caminha, vemos lutas de sabre-de-luz mais intensas e alucinantes em especial as duas últimas, entre Anakin e Obi-Wan e Yoda (Frank Oz) e o temível Imperador (que você já deve saber quem é, mas mesmo assim eu me recuso a dizer para não estragar a surpresa de quem ainda não percebeu). Vemos também personagens um tanto mais profundos e ricos, especialmente a senadora Padmé Amidala (Natalie Portman) e o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid), ambos perfeitos em papéis absolutamente chaves na resolução do conflito que, afinal, acarreta o surgimento de Darth Vader.

Cenas desde já antológicas: Lutas entre Obi-Wan e Anakin, Mace Windu e Palpatine, Yoda e Palpatine – e a luta entre Doku (recuso-me a traduzir um nome) e Anakin/Obi-Wan é legal também -; Palpatine levando Anakin para o lado negro e a transformação em Vader; o final dos heróis e a cena em que se encerra. Não posso esquecer de mencionar as aparições de Chewbacca, C-3PO e R2-D2. Eu adoro os três, e me divirto bastante com eles.

Anakin ganha mais nuances neste último filme e sua personalidade oscila ao sabor dos acontecimentos: ao mesmo tempo em que ele ainda é o herói apaixonado por sua esposa, ele aumenta ainda mais os laços com Palpatine (Ian McDiarmid), revelado mais tarde ser Darth Sidious disfarçado. Seduzido pelo poder, ele acaba se juntando ao lorde Sith para um plano de aniquilação dos cavaleiros Jedi de uma vez por todas.

A história deste Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith talvez seja a mais simples e objetiva da Nova Trilogia. Finalmente todos os bastidores políticos foram deixados de lado, sendo que o Senado Galáctico é mostrado em funcionamento apenas uma vez em uma cena importantíssima da trama. Basicamente o espectador acompanha os últimos dias das Guerras Clônicas, a revelação do verdadeiro inimigo e as consequências de seus planos. Lucas, como roteirista, é feliz ao demonstrar o esgotamento físico e psicológico dos jedi, que estão espalhados pela galáxia como generais das tropas clônicas. É um fator essencial para sustentar algumas ações e decisões da Ordem Jedi que, mais do que ninguém, está ávida pela conclusão da guerra. 

NOTA: 10

PRÓS: Anakim Skywalker se transformando em Darth vader

CONTRAS: Não consta


CICERO[N.C.S]

20/05/2016

0 comentários: