O romance é uma verdadeira viagem pelo sertão, com o autor descrevendo minuciosamente as paisagens e localidades. Árvores, plantas, pássaros e diversos bichos que povoam o sertão são testemunhas das aventuras dos personagens. Quanto às características do personagem Riobaldo, ele possui uma grande inteligência, assim como senso de lealdade, e como na citação de Heráclito, Riobaldo está sempre se transformando, exibindo um vir-a-ser em sua personalidade e crenças. Acredita em diversas religiões, e está sempre experimentando paixões e desejos sexuais diversos por alguns personagens.
Grande Sertão Veredas foi publicado pela primeira vez em 1956 e reeditado no ano de 1958, texto este que permaneceu definitivo. João Guimarães Rosa é conhecido por fazer sua literatura em forma de prosa, porém este é o único romance do autor que simboliza sua prosa mais extensa com mais de 600 páginas e ausente de capítulos. Foi esta obra a maior e mais importante realização de Guimarães Rosa como escritor.
A obra é narrada em primeira pessoa, na voz do jagunço Riobaldo, que conta os acontecimentos de sua vida a um interlocutor que raramente é retomado. Através da descrição das andanças do grupo de jagunços pelo sertão brasileiro – seus costumes, seus conflitos –, Riobaldo relembra seus anos de amizade com Diadorim e o que isto significou em sua vida. Como a narrativa não é contínua, certos pontos narrados começam a fazer sentido apenas com certo avanço na leitura. É como um diálogo realmente, conforme ele vai se lembrando, vai organizando os fatos.
No livro é mais do que evidente a ideia do homem como um reles joguete de seu próprio destino, e principalmente, da natureza. A trajetória de Riobaldo mostra que, apesar da inteligência, o homem não deve subestimar a força e os sinais da natureza, que só existem para mostrar até onde cada um pode ir. Em inúmeras passagens da obra há sinais que indicam que a natureza, de alguma forma, está tentando alertar sobre os perigos existentes e que não só o sertanejo estava e está sujeito,mas todos nós como seres humanos.
A Rede Globo de televisão (Brasil) produziu uma minissérie baseada em Grande sertão: veredas, protagonizada por Toni Ramos (Riobaldo) e Bruna Lombardi (Diadorim), exibida em 1985.
Vale a pena conferir!
CICERO[N.C.S]
1º/07/2015
0 comentários:
Postar um comentário