sexta-feira, 5 de junho de 2015

A Revolução dos Bichos (George Orwell)



Pra você que não gosta de POLÍTICA, mas tem CURIOSIDADE de entender de forma mais SIMPLES 

como funciona a maquina pública do poder. Este livro é altamente recomendável.
De leitura fácil e com uma historia que faz contra-pontos do povo com o governo. Você entendera de maneira didática que todos aqueles que experimentam o PODER e não tem CARÁTER podem mudar seus princípios.

A narrativa toda se dá na Granja do SOLAR, dirigida pelo Sr. Jones, que tinha sérios problemas de alcoolismo e maltratava seus animais. Ele explorava o trabalho animal em benefício próprio, para sua própria acumulação. Em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação, que nem sempre era boa e suficiente. E assim vemos, muito bem delineado, o retrato de uma sociedade capitalista: onde quem mais trabalha é quem menos ganha.

Major, como era conhecido o velho porco e que é a verdadeira alusão à Lênin, reúne todos os bichos da fazendo para lhes contar um sonho que tivera, mas antes faz um acalorado discurso sobre a camaradagem que existia entre os animais, os quais eram todos iguais e falou que tudo de ruim que sobrevém aos animais tem origem na tirania dos homens, que não produzem nada e ainda se acham no direito de subjugar os animais. Só depois é que o Major conta sobre o sonho, que é na verdade uma uma música chamada "Bichos da Inglaterra" que ele se põe a cantar, e onde fala de como a liberdade é importante e que os bichos deviam lutar por essa liberdade, mesmo que isso lhes custasse a vida.

Após sua morte, que acontece poucos dias depois, dois outros porcos, Bola de neve e Napoleão dão prosseguimento à revolução por julgarem a si mesmo os animais mais inteligentes. Apesar de Bola-de-Neve ser mais simpática e de se comunicar com mais facilidade com os bichos, nos levando claramente à imagem de Trotsky, era Napoleão quem gozava de mais prestígio, quanto à questão de caráter, ou seja, o perfeito Stalin. Criam uma nova ideologia , o Animalismo, que é óbvio é algo totalmente semelhante ao Socialismo. Entretanto o Porco Napoleão, em sua ânsia por mais poder, expulsa Bola de Neve da granja e insere um Totalitarismo na fazenda.


CICERO[N.C.S]

04/06/2015

0 comentários: