quarta-feira, 10 de junho de 2015

INTERESTELAR - 2014


Uma viagem sem precedentes!!!


Um filme bom, mas superestimado demais para o que ele propõe. No decorrer do filme você percebe que chega uma hora que eles viajam na história, tentando misturar sentimentos com teorias cientifica.


Não é, claro, a mais original das premissas, mas Christopher Nolan ao menos faz o possível para ancorá-la num universo suficientemente realista para que compreendamos que as leis da física quântica são levadas a sério e impactam as decisões dos personagens – bem como a Teoria da Relatividade de Einstein e suas implicações na passagem do tempo. Neste aspecto, aliás, Interestelar lembra bastante o jovem clássico Contato, embora bem menos sutil e coeso.


Enquanto isso, o diretor investe em uma salada de frutas temática que, mesmo merecendo aplausos pela ambição, é superficial demais para se tornar eficiente. Buscando introduzir discussões existenciais, filosóficas e científicas sem jamais desenvolvê-las com o cuidado necessário, Nolan ainda comete o erro grave de tentar introduzir o Amor (com letra maiúscula mesmo) como fator determinante na trama – 

Além disso, os irmãos Nolan sempre tiveram um problema grave com exposição em seus roteiros e, assim, o primeiro ato do longa é repleto de longos diálogos que tentam explicar a natureza das pragas que acometem o planeta, as mensagens enviadas através da gravidade, os planos desenvolvidos pelo cientista vivido por Michael Caine, os obstáculos que este ainda enfrenta, as possíveis soluções e assim por diante.

É com certeza o filme mais ambicioso de Christopher Nolan, mas não é, discutivelmente, o seu melhor ou a sua definidora obra-prima. Essa ainda estará para vir. Como se apresenta, Interestellar coloca-se lado a lado com a obra do realizador britânico, obra que até agora ainda não conheceu nenhum passo em falso. Talvez nunca venha a conhecer.

►PONTO POSITIVO
- CGI imperceptível

- Trilha sonora
- Paralelos interessantes

►PONTO NEGATIVO
- Desfecho insatisfatório
- Pretensioso demais
- Muito longo para o que propõe

NOTA: 8



CICERO[N.C.S]
10/06/2015

0 comentários: