sexta-feira, 5 de junho de 2015

Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)


Este foi o PRIMEIRO livro que eu li na vida e aproveitando o lançamento do filme vou deixar a minha resenha sobre este excelente livro. Que trata a criança como criança e não como brinquedo, como a maioria dos livros dessa categoria fazem. 


Apesar de ser considerado um livro INFANTO-JUVENIL a história tem elementos dos desenvolvimentos
dos personagens que torna a leitura interessante ate para adultos. Pela consistência da historia mostrar a realidade do menino Zezé de origem humilde que passa dificuldades como qualquer outra criança.

Resgatando as memórias da infância pobre, José Mauro de Vasconcelos encontrou o sucesso na vida adulta. Em 12 dias, deu corpo às quase 200 páginas de Meu Pé de Laranja Lima e transformou sua improvável amizade com a pequena árvore do quintal em um fenômeno editorial. Lançado em 1968, o livro, hoje umas das publicações brasileiras mais traduzidas, enfrentou a resistência da crítica por seu apelo sentimental, mas foi logo acolhido pelo público, que o incorporou ao imaginário do país.

O que cativa também é o fato do Zezé ser tão ativo, e também gostar de aprontar, faz com que ninguém goste dele e o faz conviver com adultos falando que ele tem o demônio no corpo, que nunca tomará jeito e diversas outras coisas que fazem com que ele fique cada vez mais deprimido, pois mesmo quando ele tenta se manter comportado, parece que o mundo conspira para que tudo em sua vida dê errado.O livro nos faz ver a vida e o mundo de outra maneira, demonstrando que nunca devemos perder a simplicidade e aproveitar as coisas pequenas que acontecem em nosso dia-a-dia. 
Uma história emocionante que nos faz refletir.


CICERO[N.C.S]

05/06/2015

0 comentários: