quarta-feira, 10 de junho de 2015

O Menino do Pijama Listrado (John Boyne)


Nessa resenha não haverá nenhum spoiler e nada que irá comprometer sua leitura, se você como eu ainda não assistiu ao filme, a leitura do livro ficará ainda melhor, então vamos lá:


Bruno é um garoto de nove anos que mora em Berlim durante os tempos difíceis digamos assim e ele tem que se mudar de sua maravilhosa casa para outra simples em uma cidade denominada Haja Vista, lá ele não tem ninguém para brincar e conversar, somente sua irmã que fica implicando com ele toda hora, num dia Bruno decide explorar a região em volta de sua casa e durante uma caminhada ele encontra uma cerca.

história é baseada na vida de Bruno, um menino novo de 9 anos de idade. Ele tinha uma vida muito boa por ser de uma família rica de Berlin, mais tudo muda quando ele se muda para uma cidade no interior devido ao trabalho de seu pai.

Seu pai é um importante oficial nazista alemão, que devido a ordens de seu chefe, o poderoso Hitler, líder da política alemã, ele pega sua família e se muda para uma casa perto do Campo de Concentração de Auschwitz, o lugar onde os judeus eram exterminados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Bruno, uma criança agitada que gostava de brincar, começa a explorar e andar pela sua nova casa, e sempre se perguntava porque as pessoas que ficavam do outro lado da cerca usavam um pijama listrado.

Certo dia, Bruno conheceu outro menino, Shmuel, um judeu que estava do outro lado da cerca com o grupo de judeus, eles tinham a mesma idade, além disso, tinham o mesmo dia de nascimento. Apesar de estarem em situações totalmente diferentes, o laço de amizade entre eles começou a crescer, de forma natural. Sem dúvida é um dos pontos mais bonitos do livro. 

O que mais gostei em O Menino do Pijama Listrado é a ingenuidade de Bruno em relação a tudo que está acontecendo na sua vida e ao seu redor, o livro é um pouco previsível, mas o final impactante.

Devido ao seu sucesso, o livro ganhou uma versão cinematográfica, que também fez sucesso. O enredo conta uma emocionante amizade de dois garotos, eles estão separados por uma cerca, um deles usa o pijama listrado, o que deu inspiração para o título do livro. A história se passa na época do nazismo, na segunda guerra mundial em uma cidade no interior da Alemanha.


CICERO[N.C.S]

10/06/2015

0 comentários: