terça-feira, 25 de agosto de 2015

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis - Livro Dois (George R. R. Martin)


A história do segundo livro nem sequer dá um tempinho da do primeiro, como se fossem um livro só. Isso foi bom, mas no começo de "A Fúria dos Reis, faltou alguma coisa, alguns mistérios a mais, mas quese que ficou chato e entediante. Se em alguns momentos este livro parece mais monótono que o primeiro, a maior parte dele supera o anterior. Novos personagens marcantes tornam a história mais complexa e interessante.

Entre esses novos personagens, Davos é o que mais se destaca. O cavaleiro das cebolas, assim apelidado por ter sido um contrabandista de cebolas antes de virar cavaleiro, mostra visão da batalha, conselhos bons, lealdade e mais coração que muitos outros personagens principais.
Quanto a guerra, as surpresas são inúmeras. O livro escorre traições, vitórias improváveis e artimanhas malignas. Um dos pretendentes ao trono é morto e outro é derrotado. Quem subirá e governará no Trono de Ferro?

Achei A Guerra dos Tronos melhor, pois parece que tem mais estória sendo contada, e o livro não gira somente em torno das batalhas e afins, mas do reino, dos personagens, das traições, etc. Em A Fúria dos Reis, por ser um livro maior, creio que pode dar a impressão que o autor esteja enrolando, pois ele é minucioso em relatar o que acontece em cada canto dos Sete Reinos, mostrando um pouco da estória a partir de pontos de vista diferentes.

Como sempre a trama, a estória e os personagens são muito bons. Porém, devo confessar que Ned Stark, mesmo não sendo meu personagem favorito, fez muita falta a estória. Creio que em Ned encontrávamos uma certa estabilidade para a estória, o que faltou em pouco em A Fúria dos Reis.

As participações de Daenerys e Jon Snow poderiam ter sido mais exploradas. Eu particularmente gosto destes dois personagens desde o volume anterior, e gostaria de ter visto mais deles neste livro. Porém, imagino que Martin esteja guardando suas estórias para os próximos volumes.

A Fúria Dos Reis” há mais presença de guerra e ação do que o outro; Nesta continuação, você irá notar a presença de coisas trágicas e sangrentas.

Em Westeros é sempre bom manter três olhos abertos. Além te ajudar a não se chocar tanto (o que não é, necessariamente, um ponto negativo) te faz vivenciar mais a história. E essas Crônicas em especial devem ser vivenciadas como nenhuma outra.




CICERO[N.C.S]
25/08/2015

0 comentários: