sábado, 15 de agosto de 2015

O Príncipe (Nicolau Maquiavel)


O Príncipe de Maquiavel é dirigido a um Príncipe que esteja governando um Estado, e o aconselha sobre como manter seu governo da forma mais eficiente possível. Essa eficiência é a ciência política de Maquiavel.


A presente obra é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que o Príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder. O escrito se desdobra em 26 Capítulos. O motivo que levou Maquiavel a dedicar o livro a Lorenzo é mostrado no último capitulo da obra.

Porém, Maquiavel afasta qualquer tipo de negativismo para com o príncipe, emanado de seu povo, e portanto o soberano deve ser sempre bem visto, deve sempre manter o seu povo ocupado e distraído com espetáculos afim de evitar revoltas, ou qualquer outra atividade conspiratória, mas o bem a população tem que ser dosado pouco a pouco para que seja bem saboreado por ela.

O autor também foca bastante na estratégia bélica, afirma que a guerra é necessária para criar o sentimento de nacionalidade na população e para a concretização do poder do príncipe sobre o território, com isso o exército é necessário para a eliminação do inimigo do local dominado e toda violência é válida para submeter a sua vontade algo conquistado.


CICERO[N.C.S]

15/08/2015

0 comentários: