sábado, 15 de agosto de 2015

O Casamento do Céu e do Inferno & Outros Escritos (William Blake)


Nesta antologia, encontram-se reunidos alguns de seus textos, como 'O casamento do céu e do inferno' (publicado em 1794), que imita o tom profético da Bíblia, mas expressa a visão personalíssima, revolucionária e romântica que William Blake tinha da vida e do homem.


De forma fantástica, o livro mais importante dessa obra ou a obra mais importante deste livro é ''Urizen'' que vem logo após a descrição do casamento do Céu e do Inferno. Os provérbios do inferno são de fato inimagináveis, mas quando se chega perto de compreender o que Blake que dizer com eles, verificamos que é realmente possível que tenhamos vivido num estado de aporia proposital, com o intuito de velar pela manutenção da razão pela razão, escondendo ou sendo mantidos no escuro por todos aqueles que nos querem afastar da verdade.

O poeta inglês William Blake, um dos pioneiros do Romantismo britânico, é considerado um dos autores mais místicos, cristão convicto, embora crítico ferrenho da religião institucional. Sua visão de mundo e intensa sensibilidade perceptiva foram inegavelmente transferidas para sua obra.
O Casamento do Céu e do Inferno, criado por Blake em 1790, é uma das principais composições poéticas, a chave essencial para o leitor que deseja abrir as portas da compreensão deste artista. Este texto revela, acima de tudo, um estilo comum nos escritos bíblicos, o discurso típico das profecias.

Assim sendo, o poema apresenta um ponto de vista muito pessoal, subversivo e claramente romântico, denotando a visão de Blake sobre a existência e o próprio ser humano. William tinha uma percepção direta da esfera espiritual, tal como Emanuel Swedenborg, espiritualista sueco, que se considerava eleito por Deus para revelar o verdadeiro significado das Sagradas Escrituras.


CICERO[N.C.S]

15/08/2015

0 comentários: