sábado, 1 de agosto de 2015

CLUBE da LUTA - 1999


Considerado por mim, como o melhor filme de todos os tempos. CLUBE da LUTA (Fight Club) conta a história de Jack, "o narrador" (Edward Norton) um funcionário que vive numa sociedade que o capitalismo que tornou um indivíduo consumista, participante de uma sociedade repleta de regras, atinge o limite máximo que sua mente consegue suportar. Tornando-o uma pessoa despedaçada, que sofre física e psicologicamente e que por conta disso, não dorme há seis meses decido ao seu emprego que obriga ele a passar por diversos fuso horários e assim adquiri está insônia.

Até que um dia Jack conhece Tyler Durden que é um personagem carismático, de certa forma. Digo isso com ressalvas, porque ele tem uma maneira peculiar de mostrar sua filosofia. Parece interessante, mas não é de nenhum utilidade para mim, e prefiro acreditar que não deveria ser para a maioria das pessoas. Seu carisma se resume a convencer todos a lutarem em lugares duvidosos.

Creio que cada um tem dentro de si, um "eu", um "Tyler", que reflete exatamente o que queríamos, mas por medo, acabamos não sendo. Afinal, não somos o nosso emprego, nem o dinheiro que temos no banco, nem o carro que dirigimos.Muito menos as calças que vestimos; somos da mesma matéria orgânica e podre, como todo mundo.

O filme em si, faz uma crítica sobre o sistema capitalista em que vivemos, onde somos avaliados pelo que temos, e não pelo que somos. E é onde o conformismo e consumismo o tornaram alguém despedaçado. Ele se vê manipulado pelo sistema em que vive, porém, o medo de fazer algo diferente o força a procurar dentro de si quem ele tanto queria ser. Eis que então surge Tyler Durden (Brad Pitt), um homem sem medo, sem distrações. Um homem que não se importa em dizer e viver a verdade, que não se apega a riqueza material. Ou seja, tudo que ele queria ser.


Segundo o Sr. Durden, "As coisas que você possui, acabam possuindo você". Tema implicitamente abordado por Marx, que falou da alienação na sociedade. Clube da luta é um desafio moral e perturbador, uma brutal e poética experiência visual."

"toda noite eu morria, e toda noite eu nascia de novo, Ressuscitado!." Pra quem não assistiu, assistam. UM SOCO NA MENTE ! ! !

NOTA: 10


CICERO[N.C.S]

1º/08/2015

0 comentários: