sábado, 12 de setembro de 2015

DEMOLIDOR: O homem sem medo - 2003


Querem conhecer o DEMOLIDOR de verdade? Esqueçam esse filme e assistam a série da Netflix que faz jus ao super-herói cego da Marvel!!!



Começando a aventura do DEMOLIDOR já consolidado como herói e contanto em flash-backs sua fase mais jovem, a FOX seguiu o caminho inverso de muitas produções desse tipo que é contar de forma cronológica os acontecimentos que sucedem para a jornada do herói.
Lançado em 2003 na época, o filme do super-herói cego da Marvel recebeu boas críticas em relação ao ritmo de aventura e algumas negativas, sobretudo, em relação aos personagens que não foram bem aprofundados na trama.

O filme conta a história de Matt Murdock (Ben Affleck), que perde o pai ainda quando criança de forma nada peculiar, e ao mesmo tempo sofre um acidente que o deixa cego. Contudo, adquire poderes extra-sensoriais que o permitem “ver” melhor que qualquer outra pessoa e tem muitos de seus outros sentidos aprimorados. Anos depois, o jovem Matt cresce e agora leva uma vida dupla: durante dia ele exerce sua profissão de advogado e, durante a noite, é o Demolidor, o homem que não conhece o medo e busca a justiça acima de tudo.

Hoje em dia, o filme é considerado por muitos, como uma adaptação fraca de personagens de histórias em quadrinhos, mas em seu lançamento tinha status de adaptação mediana, comparada a outras produções, como “Quarteto Fantástico”, também da Fox e “Motoqueiro Fantasma” da Sony.
Quem conhece DEMOLIDOR nas HQ's sabe que deixa-lo mais light para os cinemas é um grande erro. E ver Ben Affleck alternando entre risinhos e serenidade era pra fazer raiva em qualquer fã.
Lembrando que a escolha de Michael Clark Duncan como WILSON FISK "O Rei do Crime" causou estranheza pelo personagem ser branco. Inclusive eu fui super contra a escolha dele. Mas eu tive que reconhecer depois e calar a minha boca, que o cara mandou super bem como o mega-vilão do Demolidor. Acho que ele fez até milagre com o material ruim que eles deram para ele trabalhar. Ele foi uma das melhores coisas do filme. E sem esquecer de Colin Farrel que para fazer papéis de vilão é o ator certo, como MERCENÁRIO foi insano ver sua performance. Agora ELEKTRA ruiva, não dá!!!

Muito do que foi dito e escrito sobre o filme, principalmente, em relação a ser fraco e não tão complexo quanto outras histórias levadas à telonas foi devido ao fato de que a versão final exibida nos cinemas não foi a aprovada pelo diretor. Segundo Johnson, muito do que ele pensou e mesmo realizou ficou de fora da versão de cinema por causa dos produtores e executivos do estúdio. 
(Josh Trank passou por isso por causa do seu fracassado rebbot  do QUARTETO FANTÁSTICO que teve muitas intervenções dos produtores da FOX).  

Anos mais tarde à sua exibição original, o filme ganhou uma “versão do diretor” com cerca de aproximadamente 20 minutos a mais de história, o que não muda muito o conceito geral, mas apresenta melhor alguns personagens, inclusive, uns que nem aparecem na versão do cinema, e mostram mais da atuação de Matt Murdock como advogado, inclusive, num caso que se desmembra para eventos que ocorrem no final do filme. Fica com cerca de suas horas de duração e com certeza ganha mais pontos em relação à primeira versão, mas ainda é um filme médio, o que não o torna ruim, mantendo-o na mesma categoria dita anteriormente.

Acabei de assistir essa "versão do diretor" para ver redimir este filme. Mas o efeito não é tão bom assim. Não faz o filme melhorar, mas fica bem interessante perceber como a visão de um diretor é sempre a melhor possível. Produtores precisam respeitar o trabalho de direção, Eles olham por fora e não o todo de como vai ser. Se Ben Affleck seguisse essa linha que ele está fazendo em Batman vs Superman, o filme DEMOLIDOR poderia ter sido salvo pela atuação dele.

PONTO POSITIVO: 
- Atuações de Michael Clarke Duncan e Collin Farrel

PONTO NEGATIVO:
- Ben Affleck fazendo DEMOLIDOR afetado
- Elektra ruiva (Nada contra Jennifer Garner, ela é linda)

NOTA: 6
NOTA: 7 (versão do diretor)


CICERO[N.C.S]
12/09/2015

0 comentários: