sábado, 19 de setembro de 2015

JOANA D'ARC: De Luc Besson (1999)


Criada em uma família religiosa, Joana Dar'c testemunha o estupro e morte da irmã pelas mãos de um exército invasor. Anos depois, com a guerra ainda em curso, Joana vai até seu rei levando uma mensagem que ela atribui a Deus: dar-lhe um exército e, em nome Dele, ela reclamará seu reino de volta. Mas seria uma mensagem real ou delírio de uma garota traumatizada?

Este emocionante épico de Luc Besson explora a vida de Joana D Arc, suas impressionantes vitórias, o relacionamento com Deus e a trágica morte. É uma visão moderna de uma santa medieval que cativa as pessoas até hoje. Achei muito interessante e um pouco forte no que diz respeito a questão religiosa. O quanto podemos fantasiar o que não compreendemos. Bela história desta guerreira.


Obra de grande apelo visual, mas cujo roteiro poderia explorar de maneira mais eficiente a figura da protagonista e algumas passagens são mal contadas, como o julgamento da heroína que a levaria para a fogueira. Mesmo assim garante a boa fruição na narrativa de Luc Besson. Todas as charadas estéticas nos são conhecidas, e a grande expectativa sobre a personagem principal é compensadora. 
Mesmo com a atuação limitada Mila Jovovich, muita vezes forçada, caricata e pífia que em poucos momentos algum nos faz sentir alguma afeição pela heroína. Ainda bem que temos Dustin Hoffman que faz o papel da consciência de Joana D'arc que traz um pouco de alivio nesse sentido.

Ainda sobre Joana D´arc, é difícil encontrar alguém hoje em dia que não veja nessa história de ouvir vozes um sintoma puro e simples de esquizofrenia. E dá pra perceber que Luc Besson pensa exatamente assim. Em todos os momentos do filme, vemos Joana com os olhos esbugalhados, enquanto os outros a olham com suspeita, com cara de “nossa, que mulher louca”. 

Besson, acerta em cheio no equilíbrio das informações existentes sobre Joana. Ele não faz questão de afirmar algo. Não fez um filme que a joga como heroína, louca ou santa; e sim os três, deixando a decisão final para quem assistir ao filme.

NOTA: 8


CICERO[N.C.S]
19/09/2015

0 comentários: