domingo, 20 de setembro de 2015

O PROFISSIONAL - 1994


O PROFISSIONAL é um tipo de filme que marca o estilo de um diretor. E no caso de Luc Besson é um dos poucos que conseguem colocar sua marca autoral em seus trabalhos. Uma das particularidades do diretor Luc Besson é juntar algo extraordinário com um elemento simples para agregar na história. Juntar o comum com o incrível. E nesse caso uma garota pre-adolescente, um assassino profissional e uma planta.


A direção é aguçada e estilosa de Besson, dão aspecto único ao filme. Ele também nos surpreende muito como escritor aqui, nos apresentando uma história muito dinâmica e comovente.
Em partes, é por causa de se tratar de um filme de 1994, mas há ai também um toque pessoal do diretor, que sabe como organizar tais cenas a partir de uma montagem sofisticada, capaz de esconder parte da violência da visão do espectador.

Para amenizar o tom dramático, há momentos de humor que permeiam a trama, aparecendo de tempos e tempos, para retirar uma risada ou outra, sem fazer com que o clima da história se perca. É algo só para descontrair e que se encaixa muito bem na proposta do longa.

Leon é um assassino da máfia italiana em Nova York, calmo, calculista, sempre faz um trabalho bem-feito, e vive em perfeita organização em seu mundinho solitário. Tudo muda quando ele decidi acolher a pequena Mathilda, cuja família foi assassinada por agentes do governo corruptos.
A partir daí, a vida de Leon fica diferente: não só ele tem que se preocupar em prover para a menina, mas ainda a treina para a vida de assassina (a pedido dela), e tem que recusar os avanços dela, que quer a todo custo fazer de Leon seu “primeiro homem”. Sem contar que, ter uma adolescente andando com você nesse tipo de emprego acaba sendo uma desvantagem, apesar de Mathilda mostrar aptidão. O relacionamento entre os dois é levado com muita sensibilidade, sem nunca cair no apelativo, o que seria fácil, com essa premissa. 

Com um roteiro consistente, “O Profissional” traz uma história cheia de humanidade, que quebra os paradigmas do assassino de aluguel ao mostrar esse personagem sofrendo problemas do cotidiano e evoluindo-o a partir disso. É a prova de que pode fazer um bom filme de ação, sem se perder nos tiroteios e explosões assim como algumas produções contemporâneas do gênero.


NOTA: 10



CICERO[N.C.S]
20/09/2015

0 comentários: