segunda-feira, 12 de outubro de 2015

E. T. O Extraterrestre - (1982)


Eu tinha 13 anos quando assisti E.T pela primeira vez, numa noite de Natal. Nunca vou esquecer da emoção daquele dia. Todas as crianças da minha geração que eu conheço, sentiram o mesmo. E hoje, continua me emocionando com este filme que para mim é uma verdadeira lição de amizade e solidariedade entre seres tão diferentes. Um dos melhores filme de Steven Spilberg, que na minha opinião é um clássico!


Longa possui várias partes engraçadas e dramáticas e isso torna o filme muito interessante! O ritmo é razoável, no final das contas é um ótimo filme família! Uma ótima direção, um bom roteiro, uma fotografia e efeitos especiais excecelentes para época, e sem dúvidas uma trilha sonora memorável de Jonh Williams. O filme é perfeito e não tem erros, além de apresentar um ótimo elenco. Com aquele final que todos querem ver. Mesmo sendo aquele clichê de sempre.

Nele, vemos a historia de um ser alienigina que vem pra terra coletar plantas e é deixado acidentalmente pra traz pelos outros aliens, sem saber o que fazer, ele resolve se esconder na casa de uma familia onde mora o garoto Elliot. Agora Elliot e seus irmãos Gertie e Michael tem a missão de ajudar o E.T. a voltar pra sua casa sem chamar a atenção de ninguém. Spielberg criou um grande filme com um enredo simples, acho que esse foi o segredo pro filme fazer esse grande sucesso.

Spielberg sabe como fazer o público se emocionar, e em “E.T” esse sentimentalismo e simbolismo são ferramentas que ajudam contar a história. Seja o molho de chaves pendurado na calça de um dos personagens representando a ameaça que está por perto, e todas as vezes que aparece o clima de suspense se instaura, ou as flores no vaso representando a vida.

No filme, durante os primeiros 80 minutos, Spielberg faz questão de não mostrar o rosto de nenhum adulto, apenas o da mãe dos protagonistas. Fora isso, o diretor procura deixar sempre a visão do filme partindo de uma criança, e o olhar puro e melódico com que desenvolve a amizade entre Elliot e E.T, que desencadeia num emocionante final que é impossível não chorar, é a prova desse purismo com que nos concede essa história.
Na trilha sonora composta por John Williams, o fiel amigo de Spielberg responsável pela trilha de todos os seus filmes, é essencial para nossa imersão. Ganhadora do Oscar de Melhor Trilha Sonora, Williams cria um tema marcante, cheio de espírito de aventura e descobrimento. Na clássica cena da bicicleta voando pela noite, ela é a prova de que é importante estar presente.

NOTA: 10

CICERO[N.C.S]
12/10/2015

0 comentários: