terça-feira, 20 de outubro de 2015

FORREST GUMP (1994)


"A vida é como uma caixa de bombons; você nunca sabe o que vai encontrar dentro”. Frase que ilustra bem o filme emocionante que é “FORREST GUMP – O contador de Histórias”.
Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado tolo por muitos que o conhecem, ele é apenas, uma pessoa ingénua, que vê o mundo por uma perspetiva diferente.

É uma viagem magnífica pela vida de um rapaz que, apesar de suas dificuldades e das limitações físicas, mas com muita honestidade e imensa bondade, consegue vencer na vida, sem se dar conta dos obstáculos que vai superando. 


Uma pena é levada pelo vento, até que pousa perto de um homem. Esse homem é Forrest Gump (Tom Hanks) que, sentado em um banco no ponto de ônibus, começa a contar sua extraordinária história de vida para qualquer que esteja interessado. Essa cena já reforça o fato de que Forrest Gump é um filme sobre destino, e de como um homem pode ser levado por ele. Sempre ao sabor do acaso, Forrest conhece Elvis Presley, John Lennon, John Kennedy, Richard Nixon.

Este filme, do realizador Robert Zemeckis, inspira e toca o coração de todas as pessoas que o veem. 
Com base na obra de Winston Groom, Zemeckis, narra a história de Forrest, um menino nascido no Alabama, criado pela mãe, que o ama incondicionalmente. Com um QI baixo e com algumas limitações físicas, seria de pensar que esta criança não venceria na vida. 
Todavia, ao mesmo tempo que vão sendo relatados alguns dos momentos mais importantes da história dos Estados Unidos, dos quais Forrest participa como testemunha ocular, vemos como a sua vida vai decorrendo. 

Em síntese, o filme trata da historia de Forrest Gump (Tom Hanks) , um garoto com baixo nível de entendimento que curiosamente participa de perto de diversos eventos da história dos EUA, e às vezes até influenciando de forma decisiva nos acontecimentos. Ao longo do filme, vemos Forrest realizando diversas façanhas, como por exemplo: Influenciando ícones da música (Elvis e John Lennon), se tornando herói de guerra, virando celebridade por diversas vezes e diversos motivos e até provocando renuncia de presidente. Todas suas façanhas ao mesmo tempo em que são marcantes, são imperceptíveis para Forrest, que com seu baixo entendimento nunca consegue entender os fatos que o cercam.

E como não se deixar tocar pela história, pela mensagem da história? Forrest é talvez o personagem mais puro do cinema. Sem maldade. Sem pré-julgamento. Sempre acreditando nas pessoas e no bem maior. “Minha mãe sempre diz que a vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai ganhar”, é o lema do personagem, e que por muitas vezes, deveria ser assim a vida encarada.

Forrest é um personagem que resume a essência da vida humana: somos nós que fazemos o nosso próprio destino. A verdade é que, "Forrest Gump" é um filme sobre a vida e os caminhos para os quais podemos levá-la, ou somos levados. Esta verdade está representada na frase tantas vezes dita por Forrest: “A vida é uma caixa de chocolates, nunca sabemos o que tem ela dentro...”.


NOTA: 10


CICERO[N.C.S]

20/10/2015

0 comentários: