sábado, 10 de outubro de 2015

SUPERMAN: O Retorno (2006)


SUPERMAN - O Retorno,  não é filme de ação, e não é uma história independente, este é um filme que presa pela nostalgia, 99%.  É uma semi-continuação quase que direta dos filmes "Superman - O Filme e  "Superman II - A Aventura Continua" (1980), de Richard Donner. Uma homenagem à figura do Superman, é um filme para fãs detalhistas, por tanto se você espera um filme com bastante ação, cenas de luta e efeitos especiais esbanjados, há uma chance de você não gostar deste filme.


Foi lançado em 2006, exatamente 19 anos após o lançamento de Superman IV: Em Busca da Paz, o último estrelado por Christopher Reeve no papel do Homem de Aço. Durante todo este intervalo de tempo a Warner Bros. tentou revitalizar o personagem nos cinemas, sempre fracassando. Ainda que tenha havido famosos projetos como a adaptação com Tim Burton na direção e Nicolas Cage no papel principal, nada decolou de fato, e o Superman ficou esquecido até 2003, quando o diretor Bryan Singer – fã mais que assumido do herói desde sua infância – aproveitou intervalos nas filmagens de X2 (segundo filme dos X-Men) para construiu uma ideia para o super-herói. 

Estão de volta os mesmos personagens e a música tema de John Williams, um design de produção que evoca elementos visuais daquele filme e a nova trama que começa a partir dos eventos de Superman 2, ignorando as continuações inferiores. Astrônomos descobrem restos de Krypton no espaço e isso faz com que Superman (vivido pelo estreante Brandon Routh) viaje até eles em busca de alguma conexão com sua origem, um tema recorrente na série.

O roteiro é de mal a pior, porque não fazer tudo desde do inicio, assim como foi feito em Batman Begins, ao invés disso fizeram "Superman 5 - o retorno para encontrar seu filho com Lois". Sem contar os absurdos da trama, já não bastasse Clark lamber o cabelo e colocar um óculos para ninguém saber sua identidade secreta, o homem de aço fica 5 anos de férias, longe do planeta terra, assim como Clark, e quando ele volta... adivinhem?? Clark retorna ao trabalho no planeta diário... patético.
E quando Superman é socorrido no hospital, então: Tomando injeção no braço? Como pode se balas de revolver não ultrapassam seu corpo?

O longa possui referências aos outros filmes, mas também ao universo DC – exibindo as pretensões de querer ligar os mundos dos heróis da editora. A cena ao salvar o avião tem uma clara menção ao quarto filme, quando ele evidencia a segurança do transporte, como ele fez ao salvar as pessoas dentro do trem. A cena em que ele segura o carro é uma referência a capa da revista Action Comics, onde ele fez sua primeira aparição. Perry White (Frank Langella) comenta sobre uma matéria de um palhaço que aterrorizou um aniversário de criança, podendo ser ninguém menos que o vilão Coringa. E um dos telejornais menciona a cidade de Gotham, lar do personagem Batman.

Se o intuito era fazer uma sequencia, “Superman – O Retorno” pouco acrescenta à mitologia do herói e é mais do mesmo em relação aos seus predecessores, “Superman – O Filme” e “Superman II – A Aventura Continua”. E quando acrescenta faz errado. Portanto, no quesito nostalgia, o filme é até agradável e traz boas lembranças, mas deixa a desejar quando é trazer o herói para as novas plateias, principalmente se tratando de um ser tão poderoso e icônico como o Superman.

O filme é uma homenagem tão boa que ficou sem uma identidade própria. Superman – O Retorno leva os anos oitenta para a atualidade, com efeitos especiais ótimos e uma boa história a ser contada (apesar do plano de Lex Luthor não ser o mais ridículo que eu já vi). Contudo o filme demonstrou que queria uma visão mais séria do personagem e que a imagem de bom moço não continua.

NOTA: 7

PONTO POSITIVO
- Nostalgia

PONTO NEGATIVO:

- Trama sem ação


CICERO[N.C.S]

10/10/2015

0 comentários: