sábado, 10 de outubro de 2015

SUPERMAN III (1983)


Pra começar logo de cara terceiro Superman, de 1983, nitidamente é uma horrorosidade. É um desastre. Parece que não se decidiram entre um filme de super-heroi e uma comédia pastelão. O resultado: fraco enquanto comédia; ridículo enquanto filme de herói. Ao mesmo tempo em que ele consegue ser uma comédia criativa com situações bem coreografadas a lá Charles Chaplin, para um filme do Superman soa fora de contexto e pouco característico do já havia sido feito até então.

Depois de dois filme ótimos, infelizmente, o Superman sucumbiu (literalmente) á kryptonita. Mas vou começar a falar dos pontos negativos primeiro (porque os positivos são poucos).
A impressão que eu tive foi de que estava assistindo um filme com o Richard Pryor. 


Ele foi mais do que um coadjuvante,até os créditos iniciais já começa com o nome dele. O nome do comediante aparece antes do nome do Cristopher Reeve nos créditos, o que já indica que o filme é mais um veículo para a comédia do que uma aventura do Superman. E isso se confirma já com a sequência de abertura cheia de trapalhadas e o ar bufão do filme.

A atuação do Reeve como o Superman Maligno, é interessante ver, mas tem falhas risíveis. Suas demonstrações de "maldade" são muito ridículas (como a da Torre de Piza!) e sem muita importância. Certos detalhes até são bacanas (a mudança no visual do herói, como uniforme mais escuro e barba por fazer), mas que não salvam uma história, que poderia render grandes momentos, da mesmice!

Mais uma vez, Christopher Reeve está incrível no papel, seja com seu lado bom ou como seu alter-ego maligno. A sequencia no lixão é muito bem encenada por ele e merece total destaque. A ausência de Gene Hackman e de Margot Kidder são sentidas. Annette O'Toole e sua Lana Lang podem não ter a explosividade e presença de cena quanto Margot Kidder e sua Lois Lane, mas consegue cativar o público com sua doçura e é bem mais bonita! 

Superman III trás uma história que poderia ser interessante mas o resultado final é uma tosqueira inacreditável! O filme só ganha um sabor À partir dos 70 minutos, que é quando o lembra um pouco os quadrinhos (tirando as lamentáveis piadas), com um Superman-Vilão malvadão, barbudo e beberrão. Os efeitos são razoáveis, nada de especial se comparado com o que já foi feito nos dois primeiros filmes.

O único ponto positivo do filme é o duelo entre os Supermans, (Clark Kent vs Superman). Que mostra os efeitos da Kryptonita vermelha no super-herói que desperta o lado sombrio da força em Kal-El, e é só isso. O tom um pouco mais sério do longa de Richard Donner foi totalmente dizimamo, fazendo ser quase uma paródia de si mesmo. Nem a batalha final com aquela vilã cibernética salva esse lixo de filme. 


NOTA: 4

CICERO[N.C.S]

10/10/2015

0 comentários: