sábado, 10 de outubro de 2015

SUPERMAN: O Filme (1978)


É um pássaro, é um avião...

SUPERMAN: O Filme,  foi a primeira grande adaptação de um super herói para as telonas, tornando-se uma das principais referências dentro do gênero, e mesmo hoje, após 3 décadas de seu lançamento, se mostra um entretenimento de primeira, não perdendo absolutamente nada para filmes recentes. Contando com efeitos revolucionários, tendo em vista que é neste filme que alguém voa de verdade pela primeira vez nos cinemas, isto é, de forma convincente e real, sem deixar aparecer fios ou cabos de sustentação. Um elenco estrelar, uma direção de personalidade e o super herói mais famoso do planeta. Estava tudo pronto para Superman O Filme ganhar vida.


Principalmente nesse período entre o surgimento do herói nos quadrinhos e sua ida ao cinema, o Superman é o símbolo do que é ser um verdadeiro herói. Honesto, dedicado e preocupado com as causas pelo bem da humanidade, ele é o filho que toda mãe orgulharia em ter. Aliás, a ligação entre o personagem e Deus sempre existiu, e com os anos foi crescendo ainda mais. Confesso que não sou um fã assíduo do personagem, mas não posso negar que ele é o herói mais humano e de caráter que o mundo já conheceu. E olha que nem daqui ele é!

Com um elenco estrelar, encabeçado por Marlon Brando (o eterno Don Vito Corleone), Gene Hackmam, e o até então desconhecido, Christopher Reeve, o longa começa mostrando a destruição do planeta Krypton, com uma bela direção de arte, fotografia e com o monologo de Jor-el, que toma mais de 10 minutos da projeção, para justificar o cachê milionário (cerca de 3 milhões de dólares) de Marlon Brando. O roteiro, estabeleceu uma estrutura que é utilizada até hoje nos filmes de super-heróis,  Apresenta a origem, aprendizado e utilização dos poderes.

SUPERMAN: O Filme é tudo isso e mais um pouco. Captou pela primeira vez toda a grandeza de um herói das HQ´s. É um filme belíssimo, para ser sentido com todas as forças. Os elementos foram reunidos, a química deu certo, e o filme tornou-se um marco e um sucesso gigantesco. Donner, Reeve, o roteiro de Puzo, Brando, Hackman e muitos outros, todos se juntaram em prol de um único objetivo, que era realizar o nascimento do maior super herói norte americano. Até nos dias de hoje, Superman O Filme não envelheceu e bate de frente sem problemas com outras adaptações. Realmente, quem foi aos cinemas em 78, acreditou na mensagem do cartaz: 
“Você vai acreditar que um homem pode voar.”
NOTA: 9


CICERO[N.C.S]

10/10/2015

0 comentários: