terça-feira, 27 de outubro de 2015

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (J. R. R. Tolkien)


As Duas Torres é a segunda parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa, diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes.

Seguindo com a narrativa terminada em A Sociedade do Anel, o livro é divido em duas partes assim como o seu antecessor. Na primeira parte temos a batalha que leva o título do livro, e na segunda, a jornada de Frodo e Sam até Mordor. A primeira parte é mais dinâmica por tratar de assuntos referentes ao conflito com Sauron e seus adeptos. Já na segunda parte do livro é arrastada, mas reserva um final de tirar o fôlego e de se surpreender: Sam Gamgi rouba a cena nas últimas páginas do livro em um verdadeiro ato de heroísmo, enquanto Frodo está em grandes apuros... O resto, só lendo mesmo. O final termina de uma forma ao qual você tem vontade de querer bater em Tolkien por terminar a história daquela forma.

As Duas Torres, contudo o segundo volume da trilogia tem um ritmo mais lento e morno que peca por falta de grande profundidade dos personagens, e de descrições das batalhas, aqui os cenários são na verdade o grande foco narrativo de Tolkien, que continua rico em detalhes e faz uma escrita ate mesmo demorada.

Muitos leitores devem se pergunta por que o segundo volume da trilogia tem esse nome; As Duas Torres, bem, depois que o leitor ler o livro, ele ira entender que todos os acontecimentos deste livro se dão entre a torre do olho que tudo vê da terra de Mordor e a torre de Isengard, torre na qual Saruman planeja acabar com o mundo dos homens e comanda os seus exércitos de orcs.

Gollum (Smeagol) e ele, definitivamente, é o personagem mais marcante da segunda parte, mas ele é tão... irritante. Nesse livro, conhecemos mais de "perto" Gollum e na fajuta criatura em que se tornou. "Gostei" muito dele, porque ao mesmo tempo ele é um personagem complexo, e você não sabe o que passa na mente dele, mesmo "sabendo" que ele está tramando alguma coisa maldosa contra os dois hobbtis! Sam também foi mais explorado pelo autor, e vemos aqui a sua devoção pelo seu mestre Frodo e os seus esforços para protege-lo de todos os perigos do caminho. O último capítulo é um extremo exemplo disso, e vemos que Sam é um dos homens mais bravos da Comitiva.

E falando de personagens, dessa vez não há uma profundidade deles, os novos aparecem, marcam a estória em um ponto, mas é só isso, outra coisa é a falta de mais explicações sobre o mundo dos elfos, dos orcs e dos homens. Como elas já são dadas no primeiro livro, no segundo não há mais essa preocupação, porém há uma descrição de novas cenas que eu gostei bastante, a principal delas foi as de grandes batalhas.

Em "As Duas Torres" são várias histórias que acontecem simultaneamente, e vão se alternando pelos capítulos do livro. Confesso que foi uma leitura demorada, extremamente longa, mal tive tempo para ler o livro, já que o livro é super detalhado, a leitura acaba ficando cansativa de certa forma, conduzindo o leitor numa situação de cansaço até o desfecho do segundo volume. Mas quem realmente é fã da trilogia do Anel, não pode deixar ler esse livro, eu recomendo (meu precioso).


CICERO[N.C.S]
27/10/2015

0 comentários: