sábado, 10 de outubro de 2015

SUPERMAN 2: A Aventura Continua (1980)


SUPERMAN 2 – A Aventura Continua” volta  com tudo apesar de alguns problemas durante a produção, mas, mantendo o equilíbrio do anterior e dando continuidade a mitologia do herói.
A trama acompanha Superman em sua adaptação no mundo, alternando entre sua vida de herói e o repórter Clark Kent. Porém, a relativa paz que o super-herói traz ao mundo pode ser ameaçada por três vilões libertados da Zona Fantasma – prisão onde os piores criminosos de Krypton são mandados. General Zod (Terence Stamp), Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O’Halloran) ao chegarem ao planeta Terra, descobrem que o local os confere poderes incríveis, deixando-os mais fortes que as criaturas que vivem no planeta. O problema é ao mesmo tempo em que os super-vilões subjugam os humanos, Superman desiste de seus superpoderes por causa do amor. (Ah, esse amor).


Os problemas na produção de Superman II começaram com o diretor Richard Donner. Tensões entre ele e os produtores do filme foram decisivas para sua saída do projeto, resultando na entrada do produtor Richard Lester (que tinha sido produtor no primeiro e nesta sequencia estava no cargo de segundo diretor) assumir a frente após a demissão de Donner pelos produtores.

Porém, Donner já havia dirigido 80% de todo o filme o que, pela lógica, o tornaria o principal diretor do projeto. Mas o clima nos bastidores entre Donner e os produtores estava tão pesado que Lester levou todo o crédito, sendo creditado oficialmente como o diretor de “Superman II”. Tal discussão afetou até os atores, que apoiavam Donner e criticavam a postura dos produtores. Gene Hackman, que interpreta o vilão Lex Luthor, não aceitou voltar no terceiro filme e Margot Kidder, que faz Louis Lane, foi esnobada também no terceiro capítulo aparecendo por menos de cinco minutos.


Nesta nova sequência, vemos uma regularidade de Christopher Reeve no papel de Superman. O roteiro foi muito bom, assim como a trilha sonora marcante do filme. Diferente do primeiro filme que teve mais cenas de ação. Tudo bem, como estamos falando de filmes antigos, podemos discutir a sequência final, quando os vilões são derrotados. Ok, a reviravolta é legal, mas cair no precipício é um final apropriado? Não vai ter nem a certeza de ver se eles estão mortos? Pelo visto é uma solução muito boa de morte “limpa”.

Ah! E por último o roteiro nos presenteia com um dos poderes mais controversos da franquia Superman com Christopher Reeve: o beijo que apaga a memória. Sério, o que ele fez ali com Lois para ela esquecer que ele era Clark Kent? Sugou os neurônios dela durante o beijo? Bem, ao menos sabemos que o super-herói tem uma solução para quando Lex descobrir sua identidade secreta... só não vai pegar bem. Rsrsrsr!!!


Superman II é uma continuação digna do grande sucesso de 78, porém mais dinâmico. Não contém aquela mesma beleza e lirismo em suas cenas, no desenvolvimento lento dos personagens, mas por outro lado insere ação deixando sua trama bem mais movimentada e surpreendente. Com a entrada de mais personagens, o filme atinge patamares eletrizantes em suas cenas de combate, lembrando com perfeição os quadrinhos. Pena que a partir daqui as coisas apenas iriam piorar.

E durante décadas ficou no ar a inevitável pergunta: como teria sido a versão de Richard Donner? Pois em 2006 a Warner chamou Donner para retrabalhar seu material esquecido e lançou Superman II – The Richard Donner Cut, oferecendo aos fãs a chance de revisitar um filme conhecido com um olhar bem diferente. Vale muito a pena assistir essa versão. A cena do Marlon Brando(Jor-El) conversando com Christopher Reeves(Kal-El) é a melhor de todo o filme dessa versão.


SUPERMAN 2 - A Aventura Continua, é com certeza uma sequencia que mantem o nível do primeiro, nos levando para outro patamar quando se trata de ação e aventura e perpetua ainda mais a mitologia do super-herói que marcou varias gerações.


NOTA: 9



CICERO[N.C.S]
10/10/2015

0 comentários: