quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O PODEROSO CHEFÃO: parte II (1974)


Bom, assim como o primeiro, O Poderoso Chefão Parte II foi dirigido por Francis Ford Coppola e é uma fiel continuação de um roteiro adaptado do livro de Mario Puzo. O longa foi lançado em 1974, apenas dois anos depois de o primeiro da trilogia, tudo ainda muito recente, com a produção quase toda aquecida.

A nova trama se passa após a morte de Vito Corleone e o começo da “dinastia” de, seu filho, Michael, que no final do último longa já mostrara a forma como iria agir e decidiu simplesmente eliminar qualquer um que pudesse gerar algum tipo de problema. Outra decisão sua foi a de ampliar os negócios pra o ramo do entretenimento e se instalar em Las Vegas e Havana. Como já citado, ao acompanharemos o denserolar da história de Vito, que se inicia com a fuga da Sicília para Nova York e se conclui com sua chegada ao topo da máfia.


Se a primeira parte da trilogia O Poderoso Chefão destaca-se pelo roteiro incrivelmente coeso, que abrange uma gama enorme de personagens complexos e extremamente bem desenvolvidos, além da absoluta perfeição alcançada em todos os setores da obra, esta primorosa seqüência dirigida com muita competência por Francis Ford Coppola não fica nem um pouco atrás. Além de dar continuidade à maravilhosa trama do primeiro longa, o habilidoso trabalho de toda equipe ainda divide a narrativa em duas estórias paralelas e igualmente atraentes, sugando o espectador de forma inigualável para dentro do filme. As vezes parece ser uma comparação diretas dos acontecimentos e dos fatos ocorridos na história, sem perder nadinha da estrutura linear original resolve encaixando paralelamente. 

Impossível não fazer comparações e é nítida a evolução de Al Pacino na interpretação de seu personagem, trasnformando algo já majestodo em ainda melhor. Ele mantêm a transformação de seu personagem muito bem e cresce em momentos oportunos, como quando ele fica sabendo da perda do bebê ou até mesmo no ato de perdão de seu irmão. Não há como não entender o que ele está pensando e é fácil perceber que muitas vezes está em mente algo muito dirente daquilo que suas ações estão demonstrando.

A pergunta óbvia de quem deseja se informar sobre “O Poderoso Chefão 2” (The Godfather: Part II, EUA, 1974): é melhor do que o primeiro? Pois bem, não dá para saber. As preferências dos cinéfilos se equivalem. A única resposta objetiva possível é que se trata de um filme maior, porque tem 20 minutos a mais. Melhor ou pior, não importa; importa que é sensacional, sim, e mantém a unidade estética e temática do anterior, ampliando o escopo em alguns pontos e tecendo uma teia complexa de relações que já não era fácil de acompanhar. Além disso, marca uma característica interessante da trilogia, que será aprofundada de maneira definitiva na terceira parte – o uso de fatos históricos reais que são penetrados pela ficção.


Veredicto: Provavelmente a melhor continuação da história do cinema. É muito difícil a sequencia de um filme ser tão boa quanto ao primeiro. Talvez este será o únoco caso que eu conheça.

NOTA: 10

CICERO[N.C.S]

15/10/2015

0 comentários: