domingo, 11 de outubro de 2015

Só Por Hoje e Para Sempre (Renato Russo)


O livro não é uma biografia, ao contrário, ele passa muito longe disso. Ao ler as páginas desse livro me senti viajando na mente do genial poeta que Renato Russo era. Acredito que o grande intuito desse livro era mostrar o Renato por trás de tudo aquilo que conhecemos, o homem cheio de virtudes e defeitos.

É possível perceber com esses relatos é que Renato Russo era muito intenso. As coisas do mundo e as ações das pessoas o afetavam bastante. Isso não é, de fato, uma surpresa, pois conhecendo suas composições, é evidente sua extraordinária sensibilidade. O que, nem sempre, era algo positivo, pois muitas vezes ele colocava suas energias em sentimentos auto-destrutivos.

No diário do recomeço vemos um Renato vulnerável, mas sempre sendo Renato. Um relato cheio de sentimentos profundos e verdadeiros do líder da Legião Urbana. Uma obra narrada pelo próprio, descrevendo em detalhes todo o programa que ele seguiu entre abril e maio de 1993 durante vinte e nove dias. Período que esteve internado para tratar a dependência química de álcool, cocaína e tranquilizantes em uma luta pela vida, após quase ter se deixado vencer pelo vício e pela sua depressão latente.

O diário de 29 dias nesta clínica de reabilitação Vila Serena virou um livro contado da perspectiva de um dos maiores cantores e compositores da época sobre sua própria vida. No livro lemos sobre sentimentos, e momentos que marcaram a vida do cantor, e durante todo o tratamento ele segue o cronograma a risca nos favorecendo de suas reflexões sobre sua vida, suas escolhas, as grandes decisões e os problemas. 

O livro nos traz muitas reflexões e traz uma capa que é linda. A escrita de Renato foi preservada, inclusive com suas abreviações e algumas páginas incluem sua escrita real e suas ilustrações. A fonte usada no livro é azul para se assemelhar à cor de uma caneta e tudo isso nos torna ainda mais próximos de Renato.

Ao tentar se reencontrar, Renato Russo vai nos mostrando como é preciso ter em mente que “primeiro as primeiras coisas” e que é importante não transformar a vida em uma tragédia. Com calma e assertividade a gente chega aonde quiser.

CICERO[N.C.S]
11/10/2015

0 comentários: