segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Matrix - Bem-vindo ao Deserto do Real (William Irwin)


Para começarmos a entender Matrix, é fundamental que façamos a pergunta essencial do filme: O que é a Matrix? Nas telas do cinema, Matrix é um mundo de sonhos gerado por computador, o qual, por meio de uma realidade virtual, simula o nosso mundo como é hoje.


William Irwin compilou uma série de ensaios sobre o filme ?Matrix? nesta Obra que nos faz refletir profundamente: da religião à filosofia, da política à metafísica. Este mundo não é real, é ?virtual?. As máquinas tomam conta do planeta e todos seguem os esquemas por elas montado no sentido de uma vida ?suave e feliz?, mas sem liberdade. A busca da liberdade é o cerne da trama.

Este livro aborda de forma filosófica os questionamentos levantados no filme MATRIX que é muito mais do que um filme de ação, cheio de efeitos especiais. é uma fantástica aventura cibernética, recheada de superefeitos especiais, onde a Terra foi totalmente dominada por máquinas dotadas de inteligência artificial, que passaram a ter controle sobre a raça humana. Os homens e todo o nosso mundo não passam de um software, um programa de computador, uma mera ilusão.

A trilogia Matrix está em plena sintonia com a filosofia pós-moderna, com o hinduísmo, com o budismo, entre outras visões de mundo. Matrix também tem uma forte analogia com o cristianismo. Existe uma trindade benigna no filme, composta por Trinity ("Trindade", em inglês), Morfeu ("deus dos sonhos" na mitologia grega. Ele faz o papel de João Batista ao preparar o caminho para o "escolhido" e o de Deus Pai ao assumir a figura paterna de todos que já foram libertos da ilusão) e Neo (do grego "novo". Esse é o "escolhido" e um substituto para Jesus Cristo).

Quando o indivíduo não conhece o original, o real, o genuíno, o verdadeiro, ele acredita no falso como se fosse o verdadeiro. Utilizo este dialogo de Morfeu ao Neo para exemplificar este conceito:
"- Você já teve um sonho, Neo, em que você estava tão certo de que era real? E se você fosse incapaz de se acordar desse sonho? Como saberia a diferença entre o mundo do sonho e o real?"

Matrix é um filme muito mais que filosófico, pois traz simbologias religiosas, teístas, ateístas, gnósticas e agnósticas, unidas em um todo vivo e pulsante. Além disso, o autor convida o leitor a descobrir o potencial latente que há em todos os seres. Acreditar em si mesmo, em sua espécie, em superar os obstáculos e vencer a descrença em si e no destino.


CICERO[N.C.S]
05/10/2015

0 comentários: