segunda-feira, 5 de outubro de 2015

MATRIX - 1999


A chave para o tremendo sucesso de Matrix é, sem dúvida, a "simbiose" de dois elementos opostos: por um lado, a interessante e paradoxal narrativa do filme, que envolve REALIDADE VIRTUAL e a FILOSOFIA, e por outro lado, a tremenda e espetacular ação que o filme nos proporciona. 
O filme testa-nos intelectualmente, porque faz inúmeras referências, tanto a obras literárias e anime japonesa, como a mitos históricos, mitológicos e religiosos.

Trata-se de um filme de ficção, muito interessante, criativo, feito por seres humanos que foram capazes de perceber uma série de problemas e armadilhas que o mundo nos apresenta, como a filosofia também nos apresenta inúmeras possibilidades de pensar, em muitas das vezes nos levando também a uma situação de ficção. A filosofia em alguns casos nos torna escravos de nós mesmos, como no filme onde os problemas e as armadilhas pode transformarmos em escravos de nós mesmos. Percebe-se muito claramente uma série de outras coisas, tais como: aspectos entre ILUSÃO e REALIDADE.

É notório o fato de o filme ter sido responsável por cenas já inesquecíveis e até certo ponto imitáveis na história do cinema mundial (o momento que o protagonista desvia de inúmeras balas de revolver, por exemplo), mas considero que o propósito do filme vai muito além do espetáculo pirotécnico proposto, como a definição da verdade como algo oculto, a batalha do ser humano contra seus instintos e a necessidade de um cenário decadente e confuso como a única maneira de fazer com que o homem dê conta de sua existência, são assuntos que nos remetem a uma análise profunda da vida.

Em comum, em se tratando de ficção científica (Matrix), temos uma relação bem estreita: o choque entre DESTINO e LIVRE-ARBÍTRIO; o problema da fé, que, no entanto, é apresentado de um modo O que faz do filme um fenômeno, no entanto, é a combinação de um roteiro inteligente com imagens singulares e impressionantes. Não dá pra assisti-lo apenas como um filme qualquer, só para passar o tempo. Alguma maior impressão, inevitavelmente, vai ficar. (Isso é se você gosta de pensar, é claro).


NOTA: 10

CICERO[N.C.S]
05/10/2015

0 comentários: