segunda-feira, 5 de outubro de 2015

MATRIX RELOADED - 2003


MATRIX RELOADED dá continuidade à guerra entre máquinas e humanos, aprofundando as problematizações já intrincadas do primeiro filme e exigindo mais atenção do público. Mas se a trama ganha consistência, isso não se traduz necessariamente em qualidade narrativa.


Os simbolismos metafísicos, religiosos, filosóficos e históricos, já referidos no primeiro filme, tornam-se agora muito claros e foram inseridos de forma pontual e detalhada. Viajando com a Nabucodonosor, em referência ao rei que construiu os bucólicos Jardins Suspensos da Babilônia, o grupo chega a Zion, (Sião em português), nome de uma antiga fortaleza erguida próxima a atual Jerusalém e tomada por Davi, o mais importante rei de Israel, que teria vivido entre 1040 a.C. e 970 a.C.

Um dos pontos mais comentados sobre a continuação do longa de 1999 foi o fato de ter se tornado muito difícil inovar em cima de um filme que tinha causado tamanho impacto no público. Enganou-se quem subestimou "Matrix Reloaded" nesse aspecto. Não apenas foi explorado um gancho na história de forma a tornar o enredo cada vez mais envolvente, como o aspecto visual voltou a impressionar quem pensava já ter visto tudo em matéria de efeitos especiais. Assim como no primeiro filme, que tornou memorável a cena do protagonista desviando de balas, vemos novamente cenas marcantes como a perseguição na estrada e o ataque massivo de clones do maquiavélico Agente Smith contra Neo.

A ficção cientifica trabalha com uma forma de simbologia semelhante à do mito. De fato, ela em geral promove uma inversão temporal da lógica que os mitos utilizam, pelo menos da mais tradicional. Em vez de rebater a lógica do presente em um passado ancestral, de origem (como um conto de fadas ou em um livro bíblico como Gênesis, por exemplo), ela costuma rebater esse presente no futuro.


Outro aspecto destacável foi a crescente importância do vilão Agente Smith, magistralmente interpretado pelo ator Hugo Weaving. Que por ironia do destino (Ou de Neo) que no filme anterior via a humanidade como um vírus e que acabou se transformando no que ele mesmo combatia. Apresentado apenas como uma das forças antagonistas da história, Smith ganhou mais espaço e poder na trama. Sua construção já faz do Agente Smith um dos mais terríveis vilões do cinema, digno de entrar no time de personagens memoráveis.

O filme exagera um pouco nas cenas de ação gratuitas e só mostra um pouco de inteligência em momentos específicos, como na conversa entre Neo e o Arquiteto. Várias revelações são feitas ali. Acho que eu fui um dos poucos que conseguiu entender essa conversa, que para alguns pode ter sido confuso e deixando várias dúvidas.

Mas o importante mesmo é que MATRIX RELOADED tem qualidades suficientes para manter o interesse até seu final totalmente aberto (já anunciando que "será concluído") e é o tipo de filme que vai levar legiões de apreciadores ao cinema, fazendo-os retornar inúmeras vezes a fim de tentar decifrar tudo que existe por trás de seus conceitos e filosofias difíceis de assimilar e traduzir. 


NOTA: 9



CICERO[N.C.S]
05/10/2015

0 comentários: